Blog da Frente

MULHERES E INTERCÂMBIO – GLOBALIZANDO O EMPODERAMENTO

Um estudo da Associação Brasileira de Intercâmbio (ABIFE), 60% das pessoas que procuram intercâmbio por aqui são mulheres.

Uma das hipóteses é que a procura maior entre as mulheres pelo intercâmbio está ligada a uma tendência natural de independência, que desperta mais rapidamente nas mulheres. E viajar sozinha é uma das formas mais contundentes de empoderamento.

Ainda segundo o estudo, Canadá, EUA e Austrália são os destinos mais procurados por elas.

Por isso decidimos separar aqui os principais programas de intercâmbio que aceitam exclusivamente mulheres, em levantamento da Fundação Estudar:

American Association of University Women (AAUW)

A American Association of University Women é líder, nos Estados Unidos, na promoção de igualdade e educação para meninas e mulheres. Todos os anos, ela concede cinco bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Faculty for the Future Fellowship

Da Fundação Schlumberger, o programa faculty for the Future Fellowship existe desde 2004, e tem o objetivo de apoiar mulheres de países em desenvolvimento que desejem fazer um PhD ou desenvolver pesquisa na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Programa Science Ambassador

Lançado pelo Cards Against Humanity, o programa Science Amabassador tem o objetivo de aumentar o número de mulheres atuando nas áreas que se encaixam na sigla STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na versão em inglês).

FINCAD Women in Finance

A organização FINCAD promove anualmente o prêmio “Women in Finance”, que visa estimular que mais mulheres busquem oportunidades de estudo de pós-graduação em finanças.

Universidade de Liverpool

Muitas bolsas de estudo exclusivas para mulheres existem para ampliar a participação feminina em áreas das quais elas são tradicionalmente excluídas. É o caso das bolsas exclusivas para mulheres da Universidade de Liverpool para seu MBA em Football Industries, um curso voltado para estudantes que queiram seguir carreira em áreas relacionadas aos negócios do futebol.

FONTE: www.estudarfora.org.br

Compartilhe esse post: