De Olho no Mercado

Mercado Mundial – Investidores retiraram 393 bilhões de dólares do índice de ações de referência da China nesta segunda-feira, venderam o iuan e abandonaram commodities devido aos temores sobre a disseminação do coronavírus e seu impacto econômico, impulsionando as vendas no primeiro dia de comércio na China desde feriado do Ano Novo Lunar.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzen, recuou 7,88% (maior queda diária em mais de quatro anos) enquanto o índice de Xangai teve queda de 7,72%.

A atividade fabril da zona do euro sofreu nova contração em janeiro, mas foi o menor recuo desde meados de 2019, de acordo com sondagem que sugeriu que o pior pode ter ficado para trás para a combalida indústria manufatureira do bloco. O índice PMI final da indústria da zona do euro do IHS Markit subiu para 47,9 em janeiro, o mais elevado em nove meses e pouco acima da leitura preliminar de 47,8, se aproximando do marco de 50,0, que separa o crescimento da contração. Em dezembro, o índice havia ficado em 46,3.

O Reino Unido estabeleceu neste domingo um sarrafo alto para futuras negociações com a União Europeia, dizendo que vai estabelecer sua própria agenda em vez de se submeter às regras do bloco. Depois de deixar oficialmente a União Europeia na sexta-feira, o Reino Unido deve negociar suas relações comerciais futuras com o bloco, que terão efeito quando o período de transição acabar, no fim deste ano.

Mercado Brasileiro – Os economistas do mercado financeiro reduziram a projeção para a inflação suavizada para os próximos 12 meses de 3,53% na semana passada para 3,44%, segundo o Relatório de Mercado Focus divulgado hoje pelo Banco Central. Há um mês, estava em 3,69%. Os analistas alteraram levemente a previsão para o IPCA em janeiro de 2020, de alta de 0,35% para 0,34%. Um mês antes, o porcentual projetado indicava inflação de 0,39%. Para fevereiro, a projeção no Focus foi de alta de 0,30% para 0,23% e, para março, foi de alta de 0,27% para 0,22%. Há um mês, os porcentuais de alta eram de 0,41% e 0,32%,
respectivamente.

pt_BR