De olho no mercado – 08 de janeiro de 2020

De olho no mercado

Mercado Mundial – A quarta-feira começa com os investidores ao redor do mundo digerindo o ataque de ontem à noite do Irã contra duas bases aéreas utilizadas por tropas americanas no Iraque. O petróleo, que chegou a subir mais de 4%, reduziu significativamente os ganhos, com o barril do Brent em alta de 0,90%, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu em sua página no Twitter que estava “tudo bem” e que fará um pronunciamento a respeito ainda nesta manhã. Como ainda não há confirmação de mortes de soldados americanos, os futuros de Nova York aproveitam para ensaiar recuperação, enquanto as bolsas europeias não definem tendência única.

Há pouco, a agência de notícias Dow Jones Newswires divulgou através de fontes que devido ao ataque iraniano, a Petrobras “cortou ou suspendeu” atividades de navegação no Estreito de Ormuz. Outra grande empresa do setor, a saudita Bahri, também interrompeu o trânsito de navios no local. Cerca de 20% do suprimento mundial de petróleo passa pelo Estreito de Ormuz, uma via navegável entre o Golfo Pérsico e o Oceano Índico.

Mercado Brasileiro –  O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 1,74% em dezembro, após um avanço de 0,85% em novembro, divulgou há pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O resultado do indicador ficou dentro do intervalo das previsões do mercado financeiro, que estimavam uma alta entre 1,55% e 2,23%, com mediana positiva de 1,79%, de acordo com as instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast.
Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 7,70% no ano de 2019. As projeções iam de elevação de 7,49% a 8,21%, com mediana positiva de 7,74%.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve elevação de 2,34% em dezembro, ante uma alta de 1,11% em novembro. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, subiu 0,77% em dezembro, após ter aumentado 0,49% em novembro. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, teve elevação de 0,21% em dezembro, depois da alta de 0,04% em novembro.
O período de coleta de preços para o índice de dezembro foi do dia 1º ao dia 31 do mês.

moser

moser

Nossa comunicação é especializada em câmbio, buscamos compartilhar insights valiosos e estratégias inovadoras para o seu dia a dia.

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Economia global e o mercado cambial
O mercado cambial é influenciado por diversos fatores, sendo a economia global um dos principais. É importante...
De olho no mercado – 18 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Minério de ferro tem maior queda semanal...
De olho no mercado – 16 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Ata do Fed deve fornecer detalhes sobre...