De Olho no Mercado
Mercado mundial
EUA – A Bolsa americana fechou em alta ontem, mas, nesta manhã, os índices futuros de Nova York operam com desvalorização. Por volta das 6h50, o futuro do Dow Jones caía 1,6%, enquanto o futuro do S&P 500 tinha baixa de 1,7% e o do Nasdaq, de 1,3%.
Europa – As Bolsas abriram em baixa. O índice Dax, da Alemanha, caía 1,9% e o FTSE, do Reino Unido, perdia 2,2% por volta das 6h50.
Asia – Os índices acionários da China fecharam em baixa nesta quarta-feira, com os investidores preocupados com uma queda acentuada esperada no crescimento econômico do país no primeiro trimestre, compensando um breve impulso de um corte amplamente esperado na taxa de empréstimo de médio prazo. Leia mais
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,45%, a 19.550 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,19%, a 24.145 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,57%, a 2.811 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI permaneceu fechado.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,11%, a 10.447 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,10%, a 2.605 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,39%, a 5.466 pontos. Leia mais
Mercado brasileiro – O dólar fechou com alta discreta ante o real, após mostrar ganhos e perdas mais consistentes ao longo do dia, com as operações locais não conseguindo captar a fraqueza da moeda no exterior em meio ao noticiário político-econômico doméstico.
Além de constantes preocupações do lado da economia, receios no campo fiscal voltaram ao radar. Pontos laterais aprovados em projeto de auxílio a Estados e municípios acenderam o alerta na equipe econômica quanto à possibilidade de descontrole nos gastos em meio à pandemia do coronavírus. Leia mais
As exportações brasileiras de soja podem alcançar em abril um novo recorde para todos os meses, caso a programação de embarques se confirme e o país possa despachar 14,5 milhões de toneladas para o exterior, avaliou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
Contando com forte demanda da China e sem problemas nos portos apesar das precauções contra o coronavírus, o Brasil já exportou 4,5 milhões de toneladas da oleaginosa entre 1 e 11 de abril e a programação de navios aponta embarque de mais 4 milhões entre 12 e 18 de abril. Leia mais
Em discurso preparado para reunião que acontece na quinta-feira no âmbito do encontro de primavera do FMI e do Banco Mundial, realizada em formato virtual, Guedes afirma que ainda há espaço para uma coordenação internacional adicional de políticas de enfrentamento à crise, especialmente para atender às necessidades dos países com baixo nível de reservas internacionais. Leia mais