De Olho No Mercado
Mercado mundial -EUA – Os mercados de ações dos Estados Unidos (EUA) subiram nesta quinta-feira (16), com Amazon.com e Netflix inc saltando a níveis recordes, embora as negociações tenham sido voláteis porque os investidores seguiram preocupados com o impacto da pandemia do coronavírus nos lucros do primeiro trimestre.
Ásia – As ações da China encerraram em alta nesta sexta-feira, com os investidores deixando de lado a primeira contração econômica trimestral do país em pelo menos 28 anos e depositando suas esperanças em uma recuperação apoiada pelo Estado, à medida que o impacto da pandemia de coronavírus diminui.
A economia da China encolheu pela primeira vez desde pelo menos 1992 no primeiro trimestre, com queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,8% no período, mostraram dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.
“Os investidores, na verdade, ficaram aliviados quando a ficha finalmente caiu”, disse Zhang Yanbing, analista da Zheshang Securities. “Eles esperam uma recuperação no segundo trimestre, à medida que a ordem social é gradualmente restaurada na China.”
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 3,15%, a 19.897 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,56%, a 24.380 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,66%, a 2.838 pontos. Leia mais
Europa – A inflação na zona do euro desacelerou com força em março para 0,7% sobre o ano anterior, informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, confirmando suas estimativas anteriores.
A Eurostat também confirmou suas estimativas anteriores para o núcleo da inflação no bloco monetário de 19 países, que também indica aumento mais fraco dos preços no mês passado.
A inflação geral diminuiu para 0,7% ante 1,2% em fevereiro, disse a Eurostat, ainda mais longe da meta do Banco Central Europeu de abaixo, mas perto de 2% no médio prazo. Leia mais
Mercado brasileiro – Luiz Henrique Mandetta não é mais ministro da Saúde. O agora ex-ministro foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (16), após reunião entre os dois no Palácio do Planalto.
O Ibovespa diminuiu as perdas logo após o anúncio da demissão, saindo de uma queda de 1,6% para 1%. A alta do dólar também ficou menor, com a moeda americana sendo cotada a R$ 5,2572.
O substituto é o médico oncologista Nelson Teich, que se reuniu hoje com Bolsonaro no Palácio do Planalto.
Ele foi consultor da área da saúde na campanha presidencial de Bolsonaro nas eleições de 2018. É fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer. Teich tem apoio da classe médica, além de manter boa relação com empresários do setor de saúde. Leia mais