De olho no mercado
Mercado Mundial – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que espera conseguir fechar um acordo comercial com a Europa, mas que negociar é de muitas maneiras mais difícil do que o pacto comercial que ele intermediou com a China. “Vamos fazer um acordo, eu suspeito, e, caso contrário, teremos que fazer outra coisa”, disse Trump em entrevista coletiva no Fórum Econômico Mundial em Davos.
O mercado acionário da China reverteu as perdas anteriores e terminou em alta nesta quarta-feira, uma vez que Pequim prometeu conter o surto de vírus que matou nove pessoas e infectou 440 no país. O coronavírus se espalhou de Wuhan para várias outras cidades e o exterior, no momento em que milhões de pessoas se preparam para viajar para o feriado do Ano Novo Lunar na China, entre 24 e 31 de janeiro.
Mercado Brasileiro – O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apresentou aumento de 2,0% de janeiro a dezembro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa expansão é menos intensa do que a observada em 2018, de 3,3%. No ano passado, a expansão foi impulsionada pelo setor de veículos, motos e peças, que teve alta de 8,4%, e pelo segmento de material de construção, que mostrou acréscimo de 4,6%.
Em dezembro ante novembro, o indicador teve queda de 0,1%, enquanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior o avanço foi de 3,9%, com destaque para o crescimento de 6,8% de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, o que a Serasa relaciona com a maior renda disponível no período por causa do 13º salário e da liberação do FGTS.