De olho no mercado – 28 de agosto de 2020

Mercado Externo

 

Bolsas da Ásia: Tóquio fecha em baixa com renúncia de Abe; outros mercados sobem

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 28, à medida que notícias sobre a renúncia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, derrubaram a de Tóquio e outros mercados se valorizaram um dia após o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, anunciar uma nova estratégia de política monetária.

 

O índice acionário japonês Nikkei encerrou os negócios de hoje em Tóquio em baixa de 1,41%, a 22.882,65 pontos, após relatos de que Abe renunciaria ao cargo por questões de saúde, o que se confirmou posteriormente. O premiê, que sofre de colite ulcerosa, disse que continuará no posto até um sucessor ser nomeado. Leia mais.

Trump ataca Biden em discurso de oficialização de candidatura

 

Um presidente Donald Trump desafiador aceitou a indicação republicana para um segundo mandato no comando dos Estados Unidos na quinta-feira com um ataque feroz ao rival Joe Biden, afirmando que uma vitória democrata na eleição presidencial de novembro só exacerbaria o conflito racial e a pandemia de coronavírus que assolam o país.

 

Falando do Gramado Sul da Casa Branca, apesar das críticas de que estava usando a residência oficial como um adereço político, Trump retratou Biden, um político de carreira com um longo histórico de moderado, como um radical de extrema-esquerda que abriria caminho a uma América desordeira e perigosa. Saiba mais.

 

 

Confiança econômica na zona do euro se recupera pelo 4º mês seguido em agosto

 

A confiança econômica da zona do euro aumentou em agosto pelo quarto mês seguido após queda recorde provocada pelas medidas de isolamento contra a Covid-19 em março e abril, mostrou nesta sexta-feira pesquisa da Comissão Europeia.

 

Embora permaneça bem abaixo dos níveis pré-crise e da média de longo prazo, o indicador mensal que mede a confiança na economia subiu a 87,7 pontos de 82,4 em julho, acima da expectativa de economistas em pesquisa da Reuters de 85,0 pontos. Saiba mais.

 

Poupança salta na França e lucros caem em meio a contração recorde do PIB no 2º tri

 

A poupança das famílias francesas disparou enquanto os lucros empresariais despencaram no segundo trimestre, quando a maior economia da zona do euro sofreu contração recorde devido ao coronavírus, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira.

 

Uma das mais severas quarentenas da Europa levou a economia a contrair 13,8% no trimestre depois de já ter caído 5,9% nos três meses anteriores, disse a agência de estatísticas INSEE, confirmando leitura inicial.

 

Com a maioria das lojas, cafés e hotéis fechados de meados de março a 11 de maio, o dinheiro que não foi gasto neles elevou a taxa de poupança para um recorde de 27,4% da renda disponível, enquanto os gastos dos consumidores –tradicional motor da economia francesa –caíram 16,4% no trimestre. Saiba mais.

 

Mercado Interno

 

Confiança de serviços no Brasil mantém tendência de recuperação em agosto, diz FGV

 

A confiança de serviços no Brasil manteve sua trajetória de recuperação recente em agosto, registrando alta pelo quarto mês consecutivo em meio à melhora da percepção sobre o momento presente e as expectativas, ainda que a permanência de algumas incertezas limite o ritmo dos ganhos no curto prazo.

 

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta sexta-feira que seu Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 6,0 pontos em agosto, a 85,0 pontos. O índice, entretanto, ainda segue abaixo do nível pré-pandemia de fevereiro, quando registrou 94,4 pontos. Saiba mais.

 

STJ afasta Witzel por 180 dias e PF prende acusados de desvios na Saúde no Rio de Janeiro

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi afastado do cargo nesta sexta-feira por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão que incluiu ainda operação contra desvios de recursos na saúde do Estado com 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão contra políticos, agentes públicos e empresários.

 

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Witzel foi afastado por um período mínimo de 180 dias. Saiba mais.

 

Ibovespa fecha estável em sessão com Fed e fiscal ainda no radar

 

O Ibovespa fechou sem variação nesta quinta-feira, em sessão sem tendência definida, com anúncio de mudança na estratégia de política monetária nos Estados Unidos, enquanto o cenário fiscal no Brasil manteve agentes financeiros melindrados.

 

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou estável, a 100.623,64 pontos, tendo alcançado 101.547,82 pontos no melhor momento e 99.856,91 pontos na mínima do dia. Saiba mais.

 

 

Entre em nosso canal de informação no Telegram

 

 

Marketing Frente Corretora

Marketing Frente Corretora

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Economia global e o mercado cambial
O mercado cambial é influenciado por diversos fatores, sendo a economia global um dos principais. É importante...
De olho no mercado – 18 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Minério de ferro tem maior queda semanal...
De olho no mercado – 16 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Ata do Fed deve fornecer detalhes sobre...