De olho no mercado | 30 de Agosto 2019

De olho no mercado

Agosto chega ao fim e o destaque vai para o dólar: fora o dia de hoje, a divisa já sobe mais de 9%:

Fora o peso argentino, nossa moeda é a segunda que mais perdeu valor frente ao dólar até o momento. E olhem que esta oscilação só não foi maior porque o Bacen, além dos leilões previamente anunciados (de rolagem com spot), realizou na terça-feira um leilão surpresa no spot, vendendo reservas. Isso pegou os participantes de surpresa e acalmou um pouco a procura por dólares.

Já para o Ibovespa, o saldo do mês de agosto não é tão ruim: queda de 1,26% no acumulado.

Ontem a moeda pouco oscilou, fechando com uma leve alta de 0,30% (na faixa do R$ 4,17). Pela manhã viu-se um pouco de volatilidade, mas devemos considerar que estamos em final de mês e este movimento foi influenciado pela briga entre comprados e vendidos para a formação da PTAX do deste final de mês.

Um dado que animou o mercado foi a surpresa com o número do PIB (+0,4% no 2T). Este dado veio acima das expectativas e ajudou a tranquilizar um pouco os agentes.

No cenário externo, a disputa comercial entre China e Estados Unidos está um pouco mais branda, tanto é que neste momento impera um bom humor nas praças internacionais. As bolsas europeias sobem  (oscilações na faixa dos 0,5% à 1%) e os futuros de NY apontam para uma abertura em alta no mercado acionário americano. Na Ásia, as principais bolsas também fecharam em alta (exceção à Xangai e Hong Kong, que caíram marginalmente).

Na agenda do dia teremos a divulgação dos dados de desemprego (PNAD) e o resultado das contas públicas de julho (Bacen). Nos EUA teremos o índice de sentimento do consumidor e dos preços de gastos com consumo (PCE). Na China, já ao final da sessão de hoje sairá um importante indicador, o PMI industrial e de serviços (índice de gerentes de compras).

No mercado de moedas, o dia é de desvalorização do dólar (vejam a tabela bem acima, na coluna ‘diário’). Fora o final de mês (formação da PTAX), a tendência é de queda também por aqui. A agenda está tranquila.

Desejamos a todos um ótimo final de semana!

Marketing Frente Corretora

Marketing Frente Corretora

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Economia global e o mercado cambial
O mercado cambial é influenciado por diversos fatores, sendo a economia global um dos principais. É importante...
De olho no mercado – 18 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Minério de ferro tem maior queda semanal...
De olho no mercado – 16 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Ata do Fed deve fornecer detalhes sobre...