Frente's Blog

Termos utilizados no Mercado de Câmbio

termos utilizados no mercado de câmbio

Foreign Exchange Brokers

As corretoras realizam a compra e venda de moedas estrangeiras e fazem a intermediação entre correspondentes, clientes e bancos. As corretoras também podem realizar operações vinculadas à importação e exportação, mas com valores de até 100 mil dólares.

Bancos de Câmbio

A diferença entre um banco e as corretoras é que os bancos atuam com operações sem limites de valor e com diferentes modalidades, que somente eles podem operar. Além disso, eles são os únicos que podem adiantar contratos de câmbio e operações no mercado futuro de dólar.

Correspondentes Cambiais

O modelo foi criado há menos de 8 anos pelo Banco Central e nasceu com o intuito de facilitar e ampliar a troca de moedas estrangeiras no Brasil. Um correspondente é uma extensão das corretoras e, obrigatoriamente, deve estar filiado a alguma instituição autorizada pelo Banco Central.

Mercado Futuro

O mercado futuro é o valor futuro da moeda, só que negociado hoje. Por meio dele é possível travar a cotação hoje de alguma operação que será realizada depois.

VET

A sigla VET significa Valor Efetivo Total e, conforme esclarecido pelo Banco Central, “é o valor total de reais entregues ou recebidos por unidade de moeda estrangeira em uma operação cambial.” Nesse cálculo, são consideradas as taxas de câmbio, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tarifas que são cobradas em eventuais transferências.

SPREAD

Spread é a diferença entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras. Estão incluídos, por exemplo, custos de logística, espaço, entre outros que cada instituição possui e por isso é variável de uma para outra.

Cotação

Popularmente conhecida como “Taxa”, a cotação é o “valor da moeda”. Sempre que a moeda cai ou sobe, significa que a cotação está mais baixa ou mais alta, ou seja, a quantidade em reais necessária para que tal moeda seja comprada está menor ou maior. Melhor dizendo, a moeda está mais barata ou mais cara.

O que é IOF? Quanto pago de imposto na operação de cambio?

IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras. A taxa cobrada é proporcional aos investimentos, sendo que o percentual pode mudar de acordo com a operação. Esse imposto é pago por pessoas físicas e jurídicas (empresas) que efetuarem operações de crédito, câmbio, seguro ou operações similares. A taxa aplicada sobre as remessas internacionais para contas é de 0,38%, exceção feita às remessas feitas para contas com mesma titularidade, que tem incidência de 1,1% de IOF.

Na compra de papel a alíquota do IOF também é de 1,1%. Já para o uso de cartão de crédito / débito pré-pago ou traveler cheque é de 6,38%.

O que é ABA Routing Number?

Número de identificação de 9 dígitos atribuído a instituições financeiras pela The American Bankers Association (ABA). Esse número identifica a instituição financeira na qual a conta corrente está aberta. É um código único para identificar agências bancárias dentro dos EUA.

O que é o código SWIFT/BIC?

O SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é um sistema bancário global para realizar transferências internacionais. O código SWIFT/BIC é o identificador da sua Instituição Financeira e obrigatório para garantir segurança nos seus envios e recebimentos do exterior. O código SWIFT é constituído de 8 a 11 caracteres, sendo que os 8 primeiros são obrigatórios e os 3 últimos opcionais.

O que é Câmbio Comercial?

Cotação utilizada para transações como compra e venda, importação e exportação e envio ou recebimento de dinheiro do exterior.

O que é Câmbio Turismo?

Cotação utilizada para compra e venda de moeda estrangeira. O câmbio turismo é mais caro porque incidem taxas que não são aplicadas ao câmbio comercial, como taxas administrativas e seguro, uma vez que a disponibilidade da moeda em espécie é quase imediata.


O Correspondente Cambial é um dos negócios que mais cresce no mercado financeiro, pois proporciona grandes oportunidades de escala e é 100% especializado em um mercado com alta demanda.

Para ajudar você nisso, criamos um E-book com conteúdo explicativo sobre câmbio, para você já mergulhar de cabeça. Se você quer se tornar um correspondente cambial, sua jornada começa agora!

Baixe agora mesmo!

Compartilhe esse post: