Comece o dia bem informado!

 

Mercado Internacional

 

China suspende diálogo econômico com a Austrália

A China anunciou nesta quinta-feira (6) a suspensão de parte de sua cooperação econômica com a Austrália, uma medida simbólica, depois da decisão australiana do mês passado de revogar um acordo sobre o projeto chinês das “Rotas da Seda”. Leia mais.

 

União Europeia vai examinar quebra de patentes para vacinas

Nos meios comerciais, alguns negociadores estimam que “o sistema de propriedade intelectual morreu”, com a decisão dos EUA favorável à suspensão de patentes de forma temporária. Leia mais.

 

Maioria da bolsas da Ásia fecha em alta após feriado prolongado

Mercados na China e na Austrália, no entanto, tiveram baixa após uma nova deterioração nas relações comerciais entre os dois países. Leia mais.

 

Mercado Nacional

 

Copom eleva taxa básica de juros de 2,75% para 3,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (5) elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 2,75% para 3,5% ao ano.
A decisão já era esperada por analistas do mercado financeiro. Isso porque o BC já havia indicado em março, e reiterado nas últimas semanas, que a taxa avançaria 0,75 ponto percentual em maio.
Leia mais.

 

Comércio aposta que Dia das Mães deve ser primeira data a recuperar nível pré-pandemia

Mesmo que o presente seja mais barato neste ano, comerciantes esperam que o Dia das Mães seja a primeira data comemorativa desde o início da pandemia em que as vendas sejam similares às de antes do coronavírus chegar ao Brasil. Leia mais.

 

Câmara aprova projeto que torna permanente o Pronampe.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o texto-base do Projeto de Lei 4139/21, do Senado Federal, que torna permanente o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado para socorrer o setor durante a pandemia de covid-19. Como houve alterações no texto original, a matéria retorna ao Senado. Leia mais.

Governo pede aval ao Senado para operação de crédito externo para MPMEs

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou mensagem ao Senado solicitando autorização para operação de crédito externo, a ser contratada entre o BNDES e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com garantia da União, no valor de até US$ 750 milhões. Leia mais.

en_US