O novo ciclo de alta na SELIC e seus efeitos no fluxo de investimentos e no câmbio

Na data de ontem (17), o Copom elevou a taxa básica de juros – a taxa Selic – para 2,75% ao ano, o primeiro movimento de alta em 6 anos, reflexo da instabilidade inflacionária e dos fundamentos econômicos de forma geral, muito em virtude das dificuldades e incertezas econômicas provocadas pela pandemia.

 

A cada elevação da taxa Selic, a oferta de crédito deve se ajustar à demanda que gradualmente se reduz, em virtude do natural aumento das taxas para empréstimos a patamares menos atrativos para o potencial tomador de crédito. Isso gera expectativa por parte dos agentes econômicos, que buscam equilibrar a manutenção de um consumo já fragilizado com uma inflação perigosamente crescente – a chamada estagflação.

 

Por outro lado, na ponta do investidor, trata-se de uma nova onda de realocações e apostas em um ciclo consistente de altas da taxa básica. Traçar diferentes estratégias para preservar a rentabilidade e a performance sobre o capital investido está na ordem do dia. Um estudo mais aprofundado sobre as oportunidades que o mercado oferece anda é necessário, garantir diversificação de portfólio, com produtos que tragam o melhor equilíbrio entre o retorno desejado e o risco tolerado.

 

Tudo isso deve provocar uma retomada de investimentos internacionais no Brasil, pois com a taxa básica remunerando melhor o investidor, o Risco Brasil passa, aos poucos, a valer a pena novamente. Com a entrada maior de dólares no país e o consequente aumento da oferta, o fluxo econômico oferta-demanda se encarregará de estacionar a cotação do dólar em patamares mais aceitáveis, vistos no final de 2020 por agora. E, à medida que novas altas sejam identificadas, a tendência é de termos reduções que acompanhem este movimento.

 

Aproveite a melhora da taxa Selic e a cotação do Dólar ainda em patamares altos e traga seus dólares para casa. Procure seu assessor de investimento e faça seu câmbio conosco.

 

Estamos preparados igualmente para apoiar nossos parceiros na viabilização de operações de investimento no exterior de maior volume, com toda a segurança e consultoria do experiente time da Frente Corretora.

 

moser

moser

Nossa comunicação é especializada em câmbio, buscamos compartilhar insights valiosos e estratégias inovadoras para o seu dia a dia.

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Economia global e o mercado cambial
O mercado cambial é influenciado por diversos fatores, sendo a economia global um dos principais. É importante...
De olho no mercado – 18 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Minério de ferro tem maior queda semanal...
De olho no mercado – 16 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Ata do Fed deve fornecer detalhes sobre...