Blog de Frente

Por que a cotação do dólar é importante pra mim?

A variação do preço do dólar interfere em diversas questões cotidianas na vida de uma pessoa, por impactar diretamente no preço em que as coisas são vendidas e compradas.

 

Sem contar que a frequência dessa mudança é diária e momentânea, por isso existem especialistas que acompanham a todo momento a variação desta moeda, para realizar a venda ou compra no momento mais benéfico para ele.

 

Os fatores que influenciam a alta ou queda do dólar podem ser desde o consumo alto dos brasileiros em territórios estrangeiros a crises financeiras no próprio país ou num local estrangeiro.  Causando impactos nos preços de produtos/ serviços e investimentos feitos no mercado financeiro.

 

 

 

Qual é a diferença do dólar turismo e comercial?

 

Para entender a importância da cotação do dólar, é necessário saber que, o dólar comercial é utilizado somente em transações comerciais, ou seja, possuem a finalidade de fazer movimentações financeiras entre empresas brasileiras e estrangeiras. Ele não pode ser adquirido por pessoas físicas e possui a cotação variável (valor de cada U$ 1 por dia), pois a taxa de conversão é baseada na oferta e procura da moeda no mercado.

 

Já o dólar turismo, trata-se da moeda física. A sua utilização percorre as situações como o próprio nome já diz, quando as pessoas realizam viagens internacionais. Em contextos amplos, como: compra de passagem aérea, compra de produtos no país destino e qualquer tipo de despesa durante a viagem. E esse tipo de dólar sempre será mais caro que o comercial, pois são acrescidos custos de envio e transação de um país para o outro.

 

 

 

Afinal, o que é a cotação do dólar?

 

É o valor da moeda (dólar) em relação a nossa (real). Essa variação acontece diariamente e num mesmo dia pode estar em alta ou em queda.

 

 

 

Qual o impacto no dólar na economia brasileira?

 

A preocupação em quanto está o dólar na economia atual surge ao planejar uma viagem ou investimento, pois é a moeda principal de movimentações financeiras no mundo. Saber sobre a cotação do dólar é fundamental, pois influencia o preço da estadia, compras no país de destino e a locomoção durante uma viagem.

 

E não é importante apenas para quem vai até o outro lado do mundo, mas para qualquer pessoa cidadã, por impactar os preços em itens como:

 

• Gasolina;
• Alimentos – massas, arroz, feijão, óleo e óleo de soja, leite, café, pão francês.

 

Isso se dá por conta da importação dos componentes a seguir, no qual o Brasil importa de países estrangeiros para suprir as necessidades da grande demanda, por isso, o fato do dólar estar em alta é baseado na lei da oferta e demanda.

 

• Plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes;
• Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos);
• Adubos ou fertilizantes químicos (exceto fertilizantes brutos);
• Obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns;
• Equipamentos de telecomunicações;
• Válvulas e tubos, diodos, transistores;
• Partes e acessórios de veículos;
• Petróleo cru (não refinado);
• Plataformas e embarcações.

 

 

Assim, acompanhar diariamente essa informação é essencial para saber o momento certo para investir. Hoje, podemos acompanhar a cotação do dólar em tempo real, em sites que disponibilizam essa informação.

 

 

Continue acompanhando nossos artigos e siga também:

@frentecorretora

 

Compartilhe esse post: