Blog de Frente

Por que comprar dólar agora?

O dólar tornou-se a moeda mais forte do mundo por alguns fatores que o acompanham até hoje, dado visto no cenário da economia norte-americana, que mostra que ela é a mais rica do planeta.

 

São diversos motivos que levam as pessoas a comprar dólares, cujo são situações como remessas de envio para familiares no exterior, investimentos em ações na bolsa e viagens a lazer ou a trabalho.

 

O Banco Central divulgou um levantamento, em janeiro de 2020, que mostra o quanto a alta do dólar ante o real fez com que os brasileiros que vivem e trabalham em outros países aumentassem as remessas de dinheiro a suas famílias no Brasil, somando todas as transferências, foi calculado um valor de US$ 325 milhões. É o maior valor para o mês desde o início da série história, em 1995.

 

Quando o dólar está alto, é o momento ideal para enviá-los ao Brasil, pois a conversão para o real será mais vantajosa. Desta forma, a conta ao contrário também é um dos indicadores para se adquirir dólares. Ou seja, acompanhar as oscilações da moeda e os formatos mais baratos de serem adquiridos os seus dólares, é fundamental para realizar uma boa compra.

 

 

 

Como identificar o momento ideal para comprar dólares?

 

O preço do dólar é uma variante em constante mudança, por ser movida pela oferta e demanda do cenário econômico global.

 

Em vista disso, antes de comprar dólares deve ser avaliado alguns tópicos, mesmo que seja improvável saber a cotação do câmbio antes do dia da compra, é importante estar fundamentado nas questões que impactam diretamente no valor do dólar.

 

 

 

Série histórica da cotação

 

Acompanhar as oscilações do câmbio diariamente, traz um contexto atual da volatilidade do dólar. Além disso, existem vários sites que você pode realizar esse acompanhamento diário.

 

Agora para ter uma visualização de uma linha cronológica dos preços de abertura e fechamento do dólar, você pode conferir em sites como a Investing.

 

 

 

Noticiário político nacional e internacional

 

As notícias políticas são o termômetro do mercado financeiro e econômico mundial, por isso é extremamente importante ficar atento nas manchetes das mídias nacionais e internacionais.

 

Os elementos que costumam impactar o preço da moeda estrangeira são assuntos como, eleições, alterações nas taxas de juros, declarações de pessoas importantes do governo, anúncio de novas medidas na economia e votações de pautas econômicas no Congresso.

 

 

 

Investimentos

 

Se você quer comprar dólares para investir em ações na bolsa, além de saber a cotação, é importante acompanhar o mercado de ações para saber o momento ideal para investir.

 

Neste caso, o tipo de dólar é o comercial – o mesmo da cotação diária que informamos acima.

 

 

 

Viagem

 

A maioria das viagens internacionais de férias são planejadas, isso gera a oportunidade de realizar a compra do dólar fracionado, ou seja, você pode comprar pequenas quantidades a cada período até chegar o momento de partir.

 

A vantagem está em aproveitar as oscilações do dólar e adquiri-lo num momento oportuno.

 

Nesta categoria, caso compre o dinheiro em espécie (papel moeda) é utilizado a cotação do dólar turismo, sendo mais cara que a cotação comercial, pois com ela é acompanhado os impostos de importação e custos lógicos.

 

Mas caso tenha uma conta bancária internacional ou tenha algum familiar no país de destino, poderá realizar uma remessa de envio, com um melhor custo.

 

 

 

Qual é o melhor formato para comprar dólar?

 

Para escolher o formato de adquirir os seus dólares, deve ser avaliado o objetivo da aplicação da moeda e o contexto. Por exemplo, se você irá realizar uma viagem e possui uma conta bancária internacional, ao invés de comprar papel moeda, a melhor alternativa é realizar uma remessa de envio, no qual você utilizará a cotação do câmbio comercial.

 

Mas para quem não possui uma conta no exterior, existem outros formatos para comprar dólar.

 

 

 

 

Dinheiro em espécie

 

O dinheiro em espécie ou papel moeda, é a forma mais barata para comprar dólar, por conta da porcentagem da taxa de IOF. Mas não é indicado levar apenas essa forma de pagamento, principalmente se o tempo de permanência no destino for mais de 3 dias, por não ser seguro se locomover ou armazenar uma grande quantidade de dinheiro vivo.

 

 

 

Cartão pré-pago internacional

 

O cartão pré-pago internacional, é a segunda forma mais utilizada pelos viajantes, por funcionar como um cartão de débito e ser recarregável. Indicado principalmente para quem não possui um cartão de crédito internacional ou conta bancária no exterior.

 

Com ele é possível fazer saques, ter mais controle dos gastos e além de evitar os riscos que acompanham em andar com quantias altas em espécie.

 

 

 

Cartão de crédito

 

Para quem tem conta bancária no exterior, costuma realizar uma remessa para a conta. Mas para quem não tem e viaja com pouca frequência, não vale a pena ter as tarifas como custo permanente, desta forma muitos optam pelo cartão pré-pago.

 

 

Por que comprar dólar agora?

 

As características citadas acima são peças fundamentais para serem avaliadas antes de comprar os seus dólares. Todos são fatores que impactam diretamente na apreciação do dólar e na sua super valorização.

 

Por isso, é importante aplicá-las em dados momentos para que seja aproveitado o máximo de ganho que puder obter, tornando assim viável a compra do dólar mediante avaliação desses aspectos.

 

Como conclusão não existe um momento ideal para comprar qualquer tipo de moeda estrangeira. Basta analisar todos os fatores e combina-los com o seu momento e objetivo de compra ou venda.

 

Quer saber mais notícias sobre? Continue seguindo as nossas redes sociais.

Compartilhe esse post: