Blog de Frente

Moedas falsificadas, fique atento!

A fabricação fraudulenta de notas e moedas falsas é recorrente com todas as moedas do mundo. Mesmo com o investimento dos governos no combate a esse tipo de crime, é difícil impedir completamente a circulação dessas moedas.

Diariamente surgem novos métodos de impressão e de fabricação que dificultam o trabalho da polícia em combater as fraudes.
Por mais cuidadosas que as empresas e pessoas sejam, todos nós estamos sujeitos a cair nesse tipo de golpe. Isso ocorre devido a semelhança que muitas cédulas apresentam em relação a nota original.

Confira algumas dicas para identificar se uma nota de Dólar é falsa:

1) Marca d’água
As notas emitidas a partir de 2004 possuem marca d’água visíveis de ambos os lados quando colocados na luz.
2) Números que mudam de cor
O número do canto inferior direito das notas de 10, 20, 50 e 100 dólares foram pintados com tinta que muda de cor, indo do cobre para o verde quando a nota é inclinada a 45 graus. Na nota de 100 dólares o sino também muda de cor. Porém, a nota de 5 dólares não tem número impresso com tinta que muda de cor.
3) Fio de segurança
Foi inserido um fio transparente nas notas, exceto nas notas de 1 e 2 dólares, onde cada uma informa o seu valor. Este fio muda de cor ao olhar perto da luz ou através de luz ultravioleta – UV.
4) Fita de segurança – 3D
Na nota de 100 dólares é possível identificar uma fita azul 3D, que ao olhar pelas laterais ou de cima para baixo, o valor da unidade 100 muda de lugar.

Confira algumas dicas para identificar se uma nota de Euro é falsa:

1) Marca d’água
Ao segurar uma nota de euro verdadeira contra a luz, deverá ser possível ver a marca d’água, que consiste no retrato da Europa e os algarismos que representam o valor da cédula. Esses detalhes podem ser vistos em ambos os lados da nota.

2) Textura
O papel moeda utilizado em uma nota de euro verdadeira é firme e ligeiramente sonoro ao manusear. Em algumas partes da cédula, como nas margens esquerda e direita, na ilustração principal e nos algarismos, é possível sentir a impressão em relevo. Essa ferramenta, além de medida de segurança, também torna as notas mais fáceis de serem identificadas por deficientes visuais.

3) Banda holográfica
A figura da janela na banda holográfica torna-se transparente e revela também o retrato da Europa quando colocada contra a luz. Ao inclinar a nota, a janela apresenta linhas coloridas. No verso, é possível ver os algarismos que representam o valor da nota repetidamente em diferentes cores.
4) Fita de segurança
As notas de euro verdadeiras possuem uma fita de segurança escura visível contra a luz. Nela é possível ver pequenas impressões em branco do valor da nota e do símbolo do euro (€).
5) Mudança de cor
Inclinando a nota, o número brilhante impresso no canto inferior esquerdo muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul escuro.

Fique atento às dicas e ao perceber qualquer irregularidade procure imediatamente uma agência bancária.

É extremamente importante obter informações sobre as ações corretas a serem tomadas para não cometer a infração de repassar a moeda adiante. Esse ato pode ser considerado crime previsto por lei, levando a graves punições. Além disso, ao repassar uma nota falsa adiante, o contribuinte está compactuando e dando continuidade a uma prática ilegal.


O Correspondente Cambial é um dos negócios que mais cresce no mercado financeiro, pois proporciona grandes oportunidades de escala e é 100% especializado em um mercado com alta demanda.

Para ajudar você nisso, criamos um E-book com conteúdo explicativo sobre câmbio, para você já mergulhar de cabeça. Se você quer se tornar um correspondente cambial, sua jornada começa agora!

Compartilhe esse post:

Leia também