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Exportação: Consiste na saída temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes do país, a título oneroso ou gratuito.

O Brasil possui um grande mercado interno o que fez com que muitas empresas preferissem priorizar o mercado doméstico. Porém, dado o momento, cada vez mais empresários brasileiros começam a considerar as exportações como uma decisão estratégica importante para suas empresas e para desenvolvimento de seus negócios.

Ao exportar, a empresa adquire um diferencial de qualidade e competência, pois precisa adequar seus produtos aos padrões do mercado externo e obtém ganhos de competitividade.

A empresa que passa a exportar de forma sustentável, geralmente, obtém melhoria da sua imagem com fornecedores, bancos e clientes e isso se reflete, também, em suas operações no mercado interno.

Como planejar a exportação?

A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletir sobre os possíveis resultados decorrentes da decisão de exportar. Vários são os pontos importantes, entre eles:

  • Verificar a capacidade de exportação da empresa;
  • Consultar as barreiras tarifárias e não-tarifárias;
  • Elaborar um plano de internacionalização;
  • Verificar se o preço de exportação do produto é competitivo;
  • Verificar se o produto está inserido em alguma preferência tarifária;
  • Entender se o mix de produtos é adequado aos mercados-alvo.

A correta identificação de seu mercado-alvo é uma das etapas mais importantes para o empresário que deseja exportar de forma sustentável e segura e envolve outras questões que vão além do preço praticado.

A existência de barreiras comerciais, o risco comercial apresentado pelo país em questão, o custo do frete, a perspectiva de se estabelecer relações comerciais duradouras e não apenas uma venda eventual, as condições que podem contribuir para consolidar seu produto e marca no referido mercado, entre outros, são aspectos importantes a serem considerados.

A Pesquisa de Mercado é um instrumento que poderá lhe ajudar no processo de identificação de seu mercado-alvo.

Objetivos da Pesquisa de Mercado

  • Selecionar mercados para a venda do produto;
  • Identificar tendências e expectativas;
  • Reconhecer a concorrência;
  • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.

Conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo é de grande utilidade na hora de optar por esse ou aquele mercado. Estas características abrangem aspectos, tais como: geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa.

Em primeiro lugar, você deve considerar cinco critérios básicos que auxiliam na seleção de potenciais mercados para exportação:

Fatores Geográficos

Este critério para seleção de mercado é baseado nas muitas semelhanças entre o mercado doméstico e o mercado-alvo, o que possibilita a expansão com um mínimo de necessidade de adaptação. Logicamente, seus concorrentes no mercado doméstico terão as mesmas vantagens que você.

Fatores sócio-políticos

Nas exportações para países com os quais temos acordos comerciais, podemos obter vantagens frente a concorrentes.

Fatores Econômicos

Como está a situação econômica do país-alvo? Qual o poder de compra do consumidor?

Fatores Culturais

Até que ponto os hábitos das pessoas do mercado-alvo diferem do mercado doméstico? Existem restrições religiosas? Práticas comerciais muito diferentes? Qual a imagem do Brasil no mercado-alvo?

Fatores Tecnológicos

Atendimento aos padrões tecnológicos do mercado-alvo e design adequado estão entre os pontos a serem observados.

Como Operacionalizar o novo processo da exportação?

A partir de 02 de julho de 2018 o sistema Novoex foi desligado para a maior parte das operações. Conforme Notícia Siscomex nº 54, de 27/06/18, alguns códigos permaneceram disponíveis para inclusões de novos registros até 31 de julho de 2018.

Para as demais operações, os novos registros devem ser feitos exclusivamente por meio do Portal Siscomex.

Fonte: aprendendoaexportar.gov.br


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