Semana #27 – Resumo da Semana – De Olho no Mercado

Mercado mundial

A Latam Brasil pediu recuperação judicial (RJ) nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (9), pouco mais de um mês após o Grupo Latam e as filiais do Chile, da Colômbia, do Equador, Peru e dos Estados Unidos terem entrado com o pedido de proteção contra falência.

 

A unidade brasileira se juntou ao processo que já estava em curso em território americano e agora uma única reestruturação será desenvolvida para todas as unidades na tentativa de preservar as operações.

 

Mercado brasileiro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse no início da semana que a questão fiscal não é fator que tira seu sono e que a equipe econômica se concentra em programas para atacar “frontalmente” o desemprego, acrescentando que nos próximos “30, 60, 90 dias” o governo fará três ou quatro “grandes” privatizações.

 

“Vamos esperar um pouquinho. Vocês vão saber já já”, disse o ministro ao ser questionado, em entrevista à CNN Brasil, sobre quais empresas estariam nessa lista.

 

Mas Guedes disse que este seria um “excelente ano” para as subsidiárias da Caixa Econômica Federal (CEF) fazerem uma “grande” oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no valor de 20 bilhões de reais a 50 bilhões de reais, “bem maior até” que uma Eletrobras (SA:ELET3), segundo ele.

Nesta segunda-feira (6), o Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim semanal Focus, trazendo como principal novidade uma leve melhora na estimativa da queda do crescimento da economia brasileira em 2020. Nos demais casos, como Selic, IPCA e dólar, as expectativas dos economistas ficaram inalteradas. O cenário ainda mostra que a crise econômica do país por conta da pandemia da Covid-19 será bastante intensa.

 

A CVC Brasil (SA:CVCB3) comunicou nesta terça-feira que está em tratativas internas finais quanto aos termos e condições definitivos de uma operação de capitalização da companhia, com o objetivo de fortalecer sua posição financeira diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

 

Em fato relevante, a operadora de turismo acrescentou que até o momento não foi possível finalizar a elaboração das demonstrações financeiras do exercício social de 2019 e das informações financeiras intermediárias do primeiro trimestre de 2020, mas, tendo no radar a evolução da análise sobre a capitalização, divulgou informações atualizadas acerca do processo de revisão e conciliação dos erros contábeis e impactos da pandemia de Covid-19 em suas atividades.

 

Quanto aos erros contábeis, a CVC Brasil disse que o impacto potencial estimado dos respectivos ajustes na receita líquida de vendas da companhia é de aproximadamente 350 milhões de reais e inclui exercícios anteriores a 2015 até 2019. Estima ainda que, em virtude desses erros, possa ser possível recuperar cerca de 55 milhões de reais em tributos pagos indevidamente.

 

O Ibovespa quase bateu nos 100 mil pontos nesta quarta-feira, fechando em alta de mais de 2%, com apostas positivas na retomada econômica em um ambiente de taxas de juros extremamente baixas prevalecendo sobre o cenário ainda nebuloso quanto à pandemia de Covid-19.

Marketing Frente Corretora

Marketing Frente Corretora

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Economia global e o mercado cambial
O mercado cambial é influenciado por diversos fatores, sendo a economia global um dos principais. É importante...
De olho no mercado – 18 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Minério de ferro tem maior queda semanal...
De olho no mercado – 16 de fevereiro de 2022
Comece o dia bem informado!   Mercado Internacional   Ata do Fed deve fornecer detalhes sobre...