Semana #35 – Resumo da Semana – De Olho no Mercado

Mercado Internacional

 

 

UE oferece 400 milhões de euros à iniciativa por vacina para Covid-19 da OMS

 

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira que vai contribuir com 400 milhões de euros para uma iniciativa liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a compra de vacinas contra a Covid-19.

 

A iniciativa, batizada de Covax, pretende adquirir 2 bilhões de doses de potenciais vacinas contra a doença de vários fabricantes até o final de 2021.

 

A Comissão da UE está negociando acordos para compra adiantada de vacinas contra a Covid-19 com diversas fabricantes em nome dos 27 países que compõem o bloco e afirmou nas últimas semanas que os governos da UE não podem comprar vacinas por meio de programas de compras paralelos. Leia mais.

 

OMS não espera vacinação ampla contra Covid-19 antes de meados de 2021

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não espera uma vacinação ampla contra a Covid-19 até meados do ano que vem, disse uma porta-voz da entidade nesta sexta-feira, enfatizando a importância de checagens rigorosas sobre a eficácia e a segurança das vacinas.

 

Nenhuma das candidatas a vacina que estão em testes clínicos avançados demonstrou, até agora, “sinal claro” de eficácia em um nível mínimo de 50% buscado pela OMS, disse a porta-voz Margaret Harris. Leia mais.

 

 

Preços ao consumidor na zona do euro caem em agosto pressionados por energia

 

Os preços ao consumidor na zona do euro caíram em agosto, contra expectativa do mercado de leve alta, pressionados pelo forte recuo nos custos da energia, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, em estimativa preliminar.

 

A Eurostat informou que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro caíram 0,4% em agosto sobre o mês anterior e recuaram 0,2% na comparação anual. Leia mais.

 

 

Macron lança grande plano de estímulo

 

As ações francesas atingiram seu nível mais alto em quase dois meses, com o governo do presidente Emmanuel Macron divulgando formalmente um pacote de estímulo de 100 bilhões de euros (US $ 118 bilhões).

 

O pacote, que será 40% financiado pelo proposto Fundo de Recuperação da UE, visa reduzir os impostos sobre as empresas em mais de 20 bilhões de euros ao longo de 10 anos, uma das políticas centrais pela qual Macron foi eleito em 2017, mas não foi capaz de levá-la adiante.

 

 

Mercado Nacional

 

 

Tesouro prevê dívida pública de até R$4,9 tri em 2020, com prazo mais curto por coronavírus

 

Por causa da pandemia de coronavírus, o Tesouro Nacional alterou nesta sexta-feira seu Plano Anual de Financiamento (PAF), prevendo avanço maior da dívida pública e também seu encurtamento, alertando para a necessidade de retomada das reformas para reversão desse quadro.

 

A dívida pública federal do Brasil deverá fechar 2020 entre 4,6 trilhões de reais e 4,9 trilhões de reais, banda revisada para cima após patamar de 4,5 trilhões a 4,75 trilhões de reais estipulado em janeiro, divulgou o Tesouro. Leia mais.

 

 

 

MP do Rio diz ter concluído investigação sobre suspeita de rachadinha em gabinete de Flávio Bolsonaro

 

O grupo do Ministério Publico do Estado do Rio de Janeiro que apura a suspeita de “rachadinha” em gabinetes de deputados da Assembleia Legislativa fluminense, entre eles o do atual senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, disse ter concluído as investigações sobre o suposto esquema de apropriação e desvio de salários de funcionários.

 

As investigações começaram após relatórios do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontarem, em 2018, no âmbito da operação Furna da Onça, movimentações financeiras atípicas nas contas bancárias de integrantes de mais de 20 gabinetes de deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Leia mais.

 

 

 

Governo publica MP que estende auxílio emergencial e abre crédito de 67,6 bi para garantir pagamentos

 

O governo federal publicou nesta quinta-feira a medida provisória com a extensão do auxílio emergencial para os próximos quatro meses com valor de 300 reais, metade do pago até agora.

 

O benefício será pago até dezembro para pessoas que já estavam recebendo o auxílio anterior, desde que não tenham conseguido trabalho neste período, a renda familiar per capita não tenha ultrapassado meio salário mínimo ou tenha sido beneficiário do seguro-desemprego ou outros programas sociais –com exceção do Bolsa Família– depois da instituição do auxílio emergencial, além de outros requisitos. Saiba mais.

 

 

 

Setor de serviços do Brasil permanece em contração em agosto apesar de demanda melhor, mostra PMI

 

O volume de novos trabalhos de serviços no Brasil voltou a crescer em agosto, diante da retomada da atividade de mercado, mas ainda não de forma suficiente para tirar o setor do território de contração, de acordo com dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgado nesta quinta-feira.

 

O PMI de serviços brasileiro subiu a 49,5 em agosto, de 42,5 em julho, aproximando-se da marca de 50 que separa crescimento de contração e marcando a melhor leitura desde fevereiro. Leia mais.

 

Marketing Frente Corretora

Marketing Frente Corretora

Fique por dentro de todo
conteúdo e Descontos

Outros assunto relacionados

Guia do Mercado Cambial: Dicionário de Termos
O mercado de câmbio é uma esfera fundamental da economia global, desempenhando um papel crucial em negócios...
Pagamentos Internacionais para Empresas: Existem Alternativas ao Swift?
Em um mundo cada vez mais globalizado, as transações financeiras internacionais se tornaram uma rotina...
Tendências Globais em Câmbio para Negócios Internacionais
As novas tecnologias de câmbio estão abrindo novas fronteiras para os negócios internacionais. É fundamental...