Mercado Externo
BCE está pronto para agir se inflação não subir, diz Schnabel
O Banco Central Europeu está pronto para ajustar a política monetária se os acontecimentos econômicos indicaram que está falhando em elevar a inflação para sua meta, disse a diretora do BCE Isabel Schnabel segundo a AFP nesta quarta-feira. Saiba mais.
Casa Branca está aberta proposta de solução na briga sobre auxílio por coronavírus
A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta terça-feira que os democratas estão abertos a adiar o recesso de outubro para chegar a um acordo com os republicanos sobre um novo projeto de auxílio pelo coronavírus, enquanto a Casa Branca sinalizou que uma proposta de 1,5 trilhão de dólares revelada por parlamentares moderados merece consideração. Leia mais.
BC da China diz que continuará a promover reforma de taxa de empréstimos LPR
O banco central chinês continuará a impulsionar a reforma de sua principal Taxa Primária de Empréstimos (LPR, na sigla em inglês) e a alinhar as taxas de depósito aos níveis do mercado, disse o Banco do Povo da China nesta terça-feira. Leia mais.
Mercado Interno
Bolsonaro minimiza queimadas e, sem provas, acusa ONGs de agirem contra regularização fundiária
Em meio a mais um aumento recorde de queimadas na Amazônia e no Pantanal, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as críticas sobre o assunto são “desproporcionais” e voltou a acusar organizações não-governamentais de atrapalharem as ações do governo na região.
Sem apresentar provas ou indícios, Bolsonaro disse a apoiadores que o esperavam na porta do Palácio da Alvorada na noite de quarta-feira que ONGs colocaram “laranjas” na Amazônia para atrapalhar o processo de regularização fundiária iniciado pelo governo. Saiba mais.
Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou hoje (15) a sexta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. Amanhã (16), após a segunda parte da reunião, será anunciada a taxa ao final do dia.
A previsão do mercado financeiro é que a Selic seja mantida no atual patamar (2% ao ano) até o final deste ano. Em 2021, a expectativa é que a Selic suba, encerrando o período em 2,5% ao ano. Leia mais.
EUA liberam voos vindos do Brasil em todos os aeroportos, mas turismo continua suspenso
A partir desta segunda-feira (14), voos com procedência do Brasil podem pousar em qualquer um dos 149 aeroportos internacionais dos Estados Unidos. O governo norte-americano suspendeu parte das restrições para brasileiros entrarem no país colocadas em prática no fim de maio, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O relaxamento, contudo, não é valido para turistas. Se o passageiro embarcar do Brasil, da China ou de países com restrições e não tiver visto de residente ou de trabalho, green card ou não for cidadão americano, as restrições de entrada continuam. Saiba mais.