Ouça o nosso podcast:

 

 

Disponível também pelo YouTube e Spotify

 

 

MERCADO INTERNACIONAL –

 

No cenário internacional, o Reino Unido está cogitando fazer mais testes em todas as pessoas que chegarem do exterior, enquanto estas se isolam no período de 10 dias. O objetivo desses testes, é para o país não ter novas variantes do vírus que causa a Covid-19, de acordo com o pronunciamento de um ministro.

 

Nesta quarta-feira, a ONU divulgou um relatório sobre a recuperação do comércio global, no qual aponta um desaceleramento no primeiro trimestre de 2021, já que a pandemia de coronavírus continua perturbando o setor de viagens, depois que o comércio mundial caiu 9% em 2020.

 

Agora falando de ações, nos Estados Unidos, o forte ritmo das negociações com ações não dá sinais de desaceleração e deve ultrapassar os níveis vistos durante o pior do pânico da pandemia em março.

 

Nos últimos 20 dias, uma média de 15,8 bilhões de ações foram negociadas diariamente em todas as bolsas dos EUA, segundo dados compilados pela Bloomberg. O volume está um pouco abaixo da média de 16,1 bilhões em 25 de março, que foi o maior em pelo menos mais de uma década, mostram os dados, mas ainda os resultados são bons.2613

 

 

 

MERCADO NACIONAL –

 

O Boletim Focus dessa semana elevou as projeções para o IPCA de 2021 de 3,53% para 3,47%, e cortaram o consenso para o PIB para 3,47%. Para o Selic, os economistas esperam uma taxa de em 3,5% para este ano. Já as apostas para o dólar de 2021, foram mantidas em R$ 5,01 no fim do ano.

 

Essa semana foi divulgado a confirmação de um ajuste no preço da gasolina, que deve sofrer um aumento de até 12% nos próximos 15 dias, influenciado pelo desempenho do custo do barril do petróleo nos mercados interno e externos.

 

A corrida mundial contra o covid-19 continua. O Brasil começou a imunização de sua população de 210 milhões com a vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotech e com 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca prontas para uso importadas da Índia no mês passado.

 

Como continuidade do pilar central do programa de vacinação federal brasileiro, no último sábado, chegou no Brasil o primeiro carregamento com 88 litros dos ingredientes ativos para produção da vacina AstraZeneca para Covid-19, enviado pela China.

 

Nesta semana ocorreu um novo vazamento de dados que expos 100 milhões de celulares, incluindo o do presidente atual do Brasil, Jair Bolsonaro. Segundo a PSafe, os dados estavam disponíveis para a compra na dark web desde o dia 3 de fevereiro deste ano, e incluía informações como CPF, número de celular, tipo de conta telefônica, minutos gastos em ligação e outros dados pessoais.

 

Um dos assuntos bastantes comentados, foi um tópico da agenda do Banco Central, a reforma da legislação do mercado de câmbio, que visa a modernização do sistema financeiro nacional. Ou seja, na prática abre as portas para o surgimento de uma nova geração de produtos financeiros e também para que os brasileiros possam ter conta em moeda estrangeira, em um futuro bem próximo

 

No cenário do dólar contra o real nesta semana, tivemos a abertura na segunda-feira em queda, valendo 5,36. E hoje, sexta-feira, o dólar abriu em 5,39.

 

 

 

Acompanhe semanalmente os nossos podcasts!

pt_BR
en_US pt_BR