Ouça o nosso podcast:

 

 

Disponível também pelo YouTube e Spotify

 

 

MERCADO INTERNACIONAL –

 

Nesta semana, tivemos o início da vacinação contra o covid-19 no Japão, por ordem de prioridade, os funcionários dos hospitais em Tóquio foram os primeiros a serem vacinados, no que condiz a 40 mil profissionais de saúde que estão recebendo as doses desde quarta-feira. O próximo grupo da lista serão os idosos a partir de 65 anos, o que representa 36 milhões de pessoas.

 

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, tenta superar as adversidades para realizar a Olímpiada de Tóquio esse ano. Mas a grande questão é a possibilidade de ter toda a população vacinada até o período das Olímpiadas em julho. De acordo com o chefe do programa de vacinação, Taro Kono, a distribuição completa pode levar um ano.

 

Agora vamos para o Reino Unido!

 

Os britânicos passam pelo terceiro lockdown, e com isso vem as consequências. O aceleramento da inflação britânica em janeiro, que subiu para uma máxima em três meses de 0,7%. Especialistas apontam que os consumidores optaram por trocar alguns itens de casa, como sofás e edredons, além do consumo já previsto – o gasto maior com comida, videogames e outros entretenimentos domésticos, foram um dos principais fatores para esse aumento.

 

Você que mora no Brasil ou na África do Sul, caso o seu próximo destino seja a Espanha, essa semana foi divulgada uma nova regra para entrar no país. Para todos os brasileiros e sul-africanos, ao chegar na Espanha, deverá fazer uma quarentena de no mínimo 7 dias.

 

 

 

MERCADO NACIONAL –

 

No mercado nacional, essa semana começou mais tarde por conta do feriadão de Carnaval.

 

Na quarta, foi divulgado o Boletim Focus dessa semana.

 

Houve um aumento na projeção da taxa Selic, de 3,5% para 3,75% e no IPCA, a inflação foi de 3,6% para 3,62%, a sexta alta seguida.

 

Mas não foi só o aumento da taxa Selic e IPCA que tomaram conta da atenção do mercado brasileiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Economatica, o lucro dos quatro maiores bancos brasileiros registrou queda de 24,4% em 2020, valor que não era visto desde os anos 2000.

 

O valor totalizou R$ 61,6 bilhões, que representa ainda, com valores ajustados pela inflação medida pelo IPCA, um recuo é de -26,67%.

 

E o aumento no preço da gasolina continua!

 

A inflação da gasolina mais do que dobrou na segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

A aceleração ocorreu tanto nos preços ao consumidor, que subiu 3,65% contra 1,67% nesse mês, quanto nos preços ao produtor, de 5,46% a 13,47% em fevereiro.

 

No cenário do dólar contra o real nesta semana, tivemos a abertura na quarta-feira em 5,41. E hoje, sexta-feira, o dólar abriu em 5,41.

 

 

 

Acompanhe semanalmente os nossos podcasts!

pt_BR
en_US pt_BR