Ouça o nosso podcast:

 

 

Disponível também pelo YouTube e Spotify

 

MERCADO INTERNACIONAL –

 

A pandemia do covid-19 ainda continua sendo um agravante em todo o mundo, nesta semana na Índia, o Ministério da Saúde informou que o país teve o maior aumento diário de casos de coronavírus em cinco meses, e a segunda onda da doença está sendo impulsionada pelo crescimento das infecções em Maharastra, o Estado mais rico do país.

 

O relatório apontou um total de 68.020 casos novos de coronavírus nas últimas 24 horas – o maior aumento diário desde 11 de outubro, de acordo com uma contagem da Reuters.

 

Para frear estas novas ondas, muitos países estão tomando diversas medidas para cessar a multiplicação do vírus em seus territórios. Em Portugal, foram suspensos os voos de e para a Grã-Bretanha e Brasil até 15 de abril, sendo apenas permitidos voos humanitários e de repatriamento, de acordo com o Ministério da Administração Interna português em comunicado. O país, que até agora relatou 16.837 mortes e 820.407 casos de Covid-19.

 

Além do covid-19, exportadores de carnes estariam sonegando imposto na Argentina, como consequência, o país suspendeu 15 exportadores que teriam desrespeitado regulamentações do setor, o que deve atrapalhar a exportação de ao menos 40 toneladas de embarques de um dos mais reconhecidos produtores globais de carne bovina.

 

O ministério de agricultura do país afirmou em comunicado que descobriu várias operações de exportação de carne que prejudicariam a concorrência e sonegariam impostos por não serem devidamente registradas junto ao governo.

 

E nesta quarta, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs o uso abrangente do poder do governo para remodelar a maior economia do mundo e fazer frente à ascensão da China com um plano de mais de 2 trilhões de dólares Com o objetivo de colocar o setor corporativo dos EUA como financiador de projetos que coloquem milhões de norte-americanos para trabalhar em obras de infraestrutura como estradas, bem como no combate à mudança climática e na promoção de serviços sociais, como atendimento aos idosos.

 

 

 

MERCADO NACIONAL –

 

O Boletim Focus dessa semana elevou as estimativas para o IPCA de 2021 de 4,71% para 4,81%, a décima segunda alta consecutiva.

 

Já o PIB no fim de 2021, foi para 3,18% contra 3,22% na última semana.

 

E a taxa Selic em 5% para 2021 e de 6% em 2022.

 

E nesta terça-feira (dia 30), o Banco Central autorizou o funcionamento de recursos que permitem pagamentos pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. O Facebook, dono do app, foi aprovado como um “iniciador de pagamentos”, de maneira que os usuários do mensageiro poderão transferir recursos entre si.

 

Em nota, o BC informou ainda que foram concedidas autorizações para dois arranjos classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa e pela Mastercard.

 

Agora falando sobre o imposto de renda!

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto que prorroga prazo para que contribuintes façam a declaração do imposto de renda neste ano. O prazo se esgotará em 31 de julho, três meses após o previsto inicialmente (30 de abril). O texto segue para análise do Senado Federal.

 

No cenário do dólar contra o real nesta semana, tivemos a abertura na segunda-feira em 5,75. E hoje, sexta-feira, o dólar abriu em 5,63.

 

 

Acompanhe semanalmente os nossos podcasts!

 

pt_BR
en_US pt_BR