Blog da Frente

Visão de Mercado com Fabrizio Velloni – Semana 15.07.2024

Abertura em 15.07: USD: 5,4286 – EUR: 5,9195

Estados Unidos 

A semana inicia com uma alta no dólar, ocasionada principalmente pelo atentado ao candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso fez o dólar se valorizar de forma global, reduzindo a expectativa do mercado em relação às eleições, considerando que já existiam incertezas sobre o candidato Joe Biden, atual presidente dos EUA. O mercado via Biden com menores chances de reeleição e o atentado a Trump fortalece a candidatura do ex-presidente americano.

Com a expectativa de que Trump seja eleito, o mercado encontra maior estabilidade, valorizando a moeda a nível global. Vemos o dólar e os treasuries com uma elevação, subindo positivamente, com a expectativa de eleição basicamente resolvida para o mercado.

Brasil 

No mercado nacional, vemos o dólar enfraquecido, mais do que outras moedas emergentes, por incertezas fiscais no Brasil. A fala do deputado federal Arthur Lira aponta que é necessário reavaliar se as renúncias fiscais compensam a geração de novos impostos, assim como uma reforma tributária ainda confusa e longe do que se esperava para o mercado financeiro.

Elevando o valor do dólar em relação ao real, hoje trabalhamos com a expectativa de volatilidade durante a semana. Considerando também os dados da China, puxando o minério de ferro para cima, os quais são bons para o lado do Brasil. Além disso, como vemos o mercado imobiliário na China, que antes caía em torno de 30%, agora está em torno de 25%. 

Essa mudança não é considerada tão boa, mas um pouco menos ruim, melhorando a efetividade fiscal e puxando o minério de ferro para cima. Dessa forma, influenciando as commodities no Brasil.

O mercado irá se movimentar bastante nos próximos dias. Vamos trabalhar com a moeda em torno de R$ 5,40 e R$ 5,55. É uma banda um pouco mais larga, porque o mercado ainda tem algumas variáveis que iremos acompanhar ao longo da semana.

Compartilhe esse post:

Leia também